segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Barbie X Irã

Novidades rosas...

Na segunda-feira 16/01/2012 foi anunciado que as Barbies estavam sendo tiradas das prateleiras das lojas do Irã... Exitei para dar essa notícia por aqui... Mas...
Como já postei anteriormente no Barbie X Fulla, falamos sobre a proibição da Barbie na Arábia e sua substituição pela boneca Fulla, porém no Irã isso não deu muito certo, eles criaram a boneca Sara e o boneco Dara, mas, as crianças não gostam, acham eles gordos e feios, preferem as Barbies...

Sara e Dara

Veja a notícia na íntegra... Não gosto de falar sobre esses assuntos, mas, na vida da Barbie nem tudo é rosa, mas, não é apenas a Barbie é a chamada guerra leve...

Irã reprime venda de Barbies para preservar "moral islâmica"
Por Mitra Amiri | Reuters – 16/01/2012

TEERÃ, 16 Jan (Reuters) - A polícia da moralidade do Irã está reprimindo a venda de bonecas Barbie para proteger o público do que vê como uma cultura ocidental perniciosa erodindo os valores islâmicos, disseram lojistas nesta segunda-feira.
Enquanto o Ocidente impõe as sanções mais duras contra o Irã e a tensão aumenta por causa de seu programa nuclear, dentro do país a proibição à Barbie é parte do que o governo chama de "guerra leve" contra influências culturais decadentes.
"Há cerca de três semanas eles (a polícia da moralidade) vieram até a minha loja e pediram que eu retirasse todas as Barbies", disse um comerciante de uma loja de brinquedos no norte de Teerã.
Os governantes religiosos do Irã primeiro declararam em 1996 que a Barbie, fabricada pela empresa norte-americana Mattel Inc, não era islâmica, citando "consequências sociais e culturais destrutivas". Apesar da proibição, até recentemente a boneca era vendida abertamente nas lojas de Teerã.
A nova ordem, divulgada há cerca de três semanas, obrigou os lojistas a esconderem a boneca loira de pernas longas e seios grandes por trás de outros brinquedos, a fim de continuar atendendo à demanda popular e, ao mesmo tempo, evitar o fechamento do estabelecimento pela polícia.
Uma série de bonecas oficialmente aprovadas, lançada em 2002 para conter a procura por Barbies, não teve sucesso, disseram os negociantes à Reuters.
As bonecas chamadas de Sara e o boneco Dara chegaram às lojas usando vários trajes tradicionais, com Sara respeitando totalmente a regra que todas as mulheres no Irã devem obedecer em público, cobrindo seu cabelo e usando roupas largas.
"Minha filha prefere as Barbies. Ela diz que Sara e Dara são feios e gordos", disse Farnaz, uma mãe de 38 anos, acrescentando que não conseguiu encontrar DVDs com desenhos da Barbie e que lhe disseram que a venda deles também havia sido proibida.
Mostrando uma boneca coberta por um longo véu negro, um lojista de Teerã de 40 anos disse: "Nós ainda vendemos as Barbies, mas de forma discreta, e colocamos estas na vitrine para fazer a polícia pensar que só vendemos esse tipo de boneca".
O Irã trava uma batalha para evitar que a cultura ocidental penetre no país desde que a revolução islâmica derrubou em 1979 o rei apoiado pelo Ocidente, em 1979, impondo códigos de vestimenta islâmica, proibindo a música ocidental e a televisão estrangeira por satélite.
Em outra reação ao Ocidente os iranianos em breve poderão comprar versões de brinquedo do avião espião norte-americano que o país capturou em dezembro, disse a mídia iraniana. 
Modelos do Sentinel RQ-170 - exibido na televisão pelo Exército iraniano depois de ser derrubado perto da fronteira afegã - serão fabricados em várias cores, segundo a mídia local.

FALA SÉRIO... E ESSA É UMA GUERRA LEVE... AINDA...

BEIJOS PINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo a sua opinião... Beijos Pink Rose...

Barbie Looks 2021

Novidades Pink... A espera acabou: as bonecas Barbie Looks ™ chegaram! Por Ani Morgan   Criada pelo Designer Principal da Barbie®, Bill ...